Propriedade de Férias em Itaparica

5 dicas para você economizar mais em menos tempo para viajar




O que fazer para economizar mais em menos tempo? Essa é a pergunta de um milhão de dólares e se alguém tiver uma fórmula mágica, com certeza ainda não compartilhou com ninguém. 

Para os amantes de viagens essa é uma questão que está sempre em voga, o que fazer para economizar o máximo possível de dinheiro para poder usufruir de mais e mais viagens?

Bom, economizar não é uma tarefa fácil em momento algum, especialmente para quem não teve uma educação financeira (mais ou menos 96% dos brasileiros). Então, aqui vão algumas dicas simples, mas difíceis de serem cumpridas, será que você consegue segui-las?


Como economizar mais em menos tempo?


1. 50-30-20: organize suas finanças

Se você é uma dessas pessoas que não teve educação financeira e sofre muito na hora de organizar as contas, não se preocupe. Você não está sozinho. E, por mais difícil que pareça, organizar as contas nada mais é do que um hábito, um estilo de vida. Daí já dá para entender que é preciso focar nas prioridades, certo?

Pois bem, a regra 50-30-20 é muito conhecida por quem busca controlar os orçamentos. Ela é bem simples, funciona assim:


- 50% da sua renda deve ser utilizada para bancar seus gastos fixos mensais. Isso quer dizer, aluguel, condomínio, água, luz, internet, telefone, alimentação, transporte, saúde, escola dos filhos, etc. Você precisa definir o que é realmente essencial na sua vida. Por exemplo, alguns gastos são essenciais para certas pessoas e não para outras. Fazer academia, com o acompanhamento de um treinador especializado, pode ser uma despesa fundamental para um atleta. Mas o restante da população pode resolver a necessidade de se exercitar de outras maneiras menos custosas.

- 30% da sua renda deve ser utilizada para bancar seus gastos variáveis. Ou seja, são as despesas pessoais e voluntárias de cada um, a exemplo de viagens, plano de TV a cabo, passeios (cinema, restaurantes, etc.). 

- 20% da sua renda deve ser utilizada para bancar suas prioridades financeiras. Esses são os valores que você deve investir periodicamente para assegurar um bom padrão de vida no futuro. São recursos que devem ser poupados para realizar os seus sonhos. Para se ter uma ideia, as prioridades financeiras podem ser de curto (fazer um curso, trocar de carro, até mesmo abrir um negócio próprio), médio (festa de casa ou compra de um imóvel) e longo prazo (aposentadoria).


2. Elimine suas dívidas!

Se você possui dívidas, antes de conseguir seguir os passos acima, precisará quitá-las. Uma dica é fazer uma lista com todas elas, depois entrar em contato com os credores para negociar os valores que podem ser pagos à vista, se não for possível pagar tudo de uma vez tente negociar uma contraproposta com prazos maiores e juros menores, sem contar que devem ser parcelas que cabem no seu bolso. E o mais importante, não faça novas dívidas, caso contrário, você entrará em uma bola de neve. 


3. Faça um fundo de emergência

Se você tinha dívidas e conseguiu quitá-las, é importante guardar uma quantia mensal de dinheiro (voltamos ao item 1). Assim você estará preparado para qualquer imprevisto que surgir. Se você ainda não consegue poupar os 30% do seu salário, como mencionado, tudo bem, comece com menos. 

As viagens e passeios estão nos 30% da sua renda mensal, mas se não for possível, se esforce para poupar 15% todo mês. Assim você conseguirá alcançar, pelo menos, 3 salários em menos de dois anos. Hoje, os bancos permitem que você programe transferências para a sua poupança mensal e automaticamente. Dessa forma, o compromisso se torna uma conta paga para você mesmo.


4. Estabeleça metas

Crie metas de curto, médio e longo prazo, assim você será capaz de realizar todas elas sem sofrer. Agora você já está pronto para fazer novos planos com o seu dinheiro!


5. Agora é hora de realizar os sonhos!

Enfim chegou a hora daquela viagem tão esperada! Depois de organizar sua vida financeira, fazer um esforcinho daqui e outro dali, você tem a quantia prevista para realizar seus sonhos! Com certeza esse é um sentimento que não tem preço. 


Para muitas pessoas esses passos podem parecer um tanto quanto irreais. Mas acredite, não são. Lembre-se, o primeiro passo é quitar as suas dívidas. Depois, organize sua vida financeira, a dica aqui é a regra 50-30-20. Alguns sacrifícios valem a pena. Ao ver seus sonhos se tornando realidade, você vai entender ainda mais  essa frase.

Últimos posts

Conheça os destinos tendências para 2021

5 cidades incríveis pertinho de Itaparica

5 dicas para você economizar mais em menos tempo para viajar

6 destinos para quem ama andar de bicicleta

É assim que a multipropriedade vai salvar suas férias

10 plataformas para você viajar pelo mundo sem sair de casa

O que é uma rede de intercâmbio de hotéis e como ela funciona?

65 músicas para curtir o Carnaval em casa como se estivesse na praia

Como viajar em família com mais conforto

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
APENAS R$ 399/MÊS