Propriedade de Férias em Itaparica

5 cidades incríveis pertinho de Itaparica




Passear é bom demais, né? Melhor ainda quando a gente pode aproveitar um monte de lugares em uma única viagem! Por isso, nós selecionamos 5 cidades incríveis pertinho de Itaparica, para você curtir muito a sua próxima viagem! Olha só:


1. Salinas da Margarida


Difícil vai ser não se encantar pelas belezas de suas praias de águas calmas nas ilhas que circundam essa cidade. Além de serem ótimas para banhos, também possuem bons picos para pesca e prática de esportes náuticos. 

A cidade é linda e encantadora, um verdadeiro recanto para quem busca sossego e tranquilidade. Entre os principais pontos turísticos está a Praia da Barra do Rio Itapicuru, uma das praias mais procuradas pelos turistas na região. 

Suas águas são calmas, mornas e bastante piscosas; é possível fazer passeios de caiaque e pesca de linha. Entre o mangue e as dunas locais está o "Cavalo Russo", um córrego de águas limpas e transparentes. 

Outros pontos que precisam estar no roteiro são: a Praia da Encarnação e a Praia de Araçá. Salinas da Margarida possui uma intrigante história desde seu nome, em contos que se desmembraram em lendas passadas de geração para geração. 

Uma delas é uma versão romântica,  a qual fora cogitada a ideia de uma homenagem do Comendador Manoel de Souza Campos à sua esposa, que supostamente chamava-se Margarida.


2. Matarandiba


A apenas 40km de Itaparica, por terra, a ilha de Matarandiba é um lugar simples, com acesso controlado mas que, com toda certeza vale a pena dedicar um dia para conhecer suas peculiaridades e belezas naturais. 

Um pequeno passeio pela ilha e já é possível ver o contraste entre canoas deslizando pelas águas e mulheres mariscando com baldes e facas. Turistas que por ali passam também encontram trabalhos comunitários em economia solidária, inclusive com moeda própria, chamada Concha. 

Com olhar atento à diante, é possível ver Cações e a Ilha do Cal. Ao redor, a riqueza da fauna e flora local é de tirar o fôlego. A tranquilidade é carro chefe da cidade. A dica é procurar algum barqueiro no porto para fazer um passeio. 


3. Mutá 


O vilarejo é conhecido por ser uma ótima opção para os veranistas, com vocação para artesanato e pesca. Entre as décadas de 1930 e 1960, os saveiros (barcos) eram a principal fonte de renda dos moradores, que faziam comércio entre Nazaré e Salvador, além dos botes de pescados. 

Com a implantação do sistema de Ferry Boat, bem como novas vias por terra, este tipo de comércio enfraqueceu e a economia da cidade ficou por conta do do artesanato e turismo. 

A arte criada em Mutá vem do mar, são peças feitas de conchas dos mais diversos tipos e modelos, uma atração à parte para os que visitam o local.  Desde cedo, os jovens vão descobrindo a arte e a pesca como forma de ajudar os mais velhos nas atividades diárias, desta forma, é uma cultura passada de pai para filho. É comum encontrar moradores catando mariscos e tratando em plena rua, em frente às suas casas.

A paz e o sossego de Mutá são evidenciados quando se caminha pelas ruas calmas e tranquilas da vila. Não se ouve o barulho e os incômodos das grandes cidades. Os habitantes são acolhedores e conhecidos pela sua longevidade.

O samba de roda é bastante conhecido no Recôncavo, uma manifestação cultural que encanta a todos que visitam. É considerado Patrimônio da Humanidade. O Grupo Sambadores de Mutá e Pirajuía é um dos mais importantes e contribuem para disseminar a cultura na região e em todo o Brasil. 


4. Maraú


Situada no litoral sul da Bahia, na península de Maraú, é possível mergulhar nas piscinas naturais e aproveitar o visual paradisíaco da Praia de Taipu de Fora.

A poucos quilômetros de lá, lanchas e barcos chegam a Barra Grande, onde o píer recebe viajantes em busca de sossego em meio a cenários esplêndidos naquele pedacinho da Costa do Dendê. 

A Bahia tem mesmo um litoral digno de causar paixões e a Península de Maraú é dessas paixões que viram casamento. Quem vai, sempre volta outra vez! Sendo assim, se está com viagem marcada para a região de Maraú, prepare-se para incluir mais um destino à sua lista de praias para toda a vida.


5. Saubara